ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES
DIRETORA: ROSANGELA GRANDE
COORDENADORA: IVONE ARAÚJO LIMA
PROJETO: VALORES / BONEQUINHA PRETA
EDUCADORAS IDEALIZADORAS:
ROSANGELA GRANDE
SOLANGE CARUZO LOZANO
Adaptação para 2011
Professoras: Solange Caruzo Lozano e Cristina Rezende
CICLO QUE SE DESTINA: 3º Ano C e, 4 º Ano A.
JUSTIFICATIVA
O projeto visa proporcionar a todos os envolvidos, subsídios para um trabalho lúdico conscientizador a respeito das diferenças. Partindo do pressuposto que de nossas crianças estão crescendo com valores distorcidos, demonstrando atitudes de preconceito por tudo que não é “padrão no outro” padrão esse que a mídia e a sociedade impõe.
O povo Brasileiro é um povo mestiço, e em nossa cultura a herança da cultura africana é muito marcante. Herdamos desta cultura a música, a dança, alimentação e religião. Desta forma buscamos um espaço de valorização no patrimônio cultural brasileiro não é negando nossas origens que vamos vencer os obstáculos impostos pelo preconceito e racismo.
Nesse projeto, através do símbolo” bonequinha preta “ é possível abordar todos esses conceitos, promovendo assim, a reflexão sobre respeito e convivência como diferentes tipos de diferenças e deficiências; e por meio de atividades lúdicas, vídeos, textos informativos e gráficos apresentar as dificuldades enfrentadas por deficientes físicos e visuais e negros com a finalidade de aflorar nos mesmo os valores adormecidos como a solidariedade, a afetividade e a compreensão e a importância do saber entender auxiliar o outro.
Respeitar as conexões da vida começa por respeitar nossa condição humana de ser diferentes por natureza. Valorizar as diferenças é estimular relações saudáveis entre as pessoas. É plantar no solo dos relacionamentos sementes para florescer ações onde o amor,
Uma bonequinha de pano está dando o que falar nas turmas acima citadas. O objetivo Baseado em livros intitulados "A bonequinha preta", . “Ganhei a boneca da minha avó há mais de 25 anos, e como percebi que alguns alunos eram rejeitados na sala de aula por outras crianças, seja pela questão da cor, seja por alguma deficiência ou mesmo condição economica, resolvi assim surgiu o desenvolvimento do projeto nas turmas . ou “menina bonita do laço de fita” de A na Maria Machado. Levando o livro e uma bonequinha preta(feita de pano)para a sala de aula,mas preparando todo o ambiente para que os alunos fiquem curiosos para saber do que se trata.
OBJETIVO GERAL:
1. Conscientizar sobre base que norteia as relações humanas que é o respeito às diferenças em todos os meios por onde circulam os alunos, exercitando as com convivência sadias, a fim de melhora – las , para que estas sejam presença sustentável em nossa sociedade .
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Propiciar discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.
2. Estimular a paz entre as relações humanas no ambiente escolar e fora dele.
3. Envolver a família na confecção da boneca objetivando relações que afeto cumplicidade e compromisso entre ambos.
4. Ampliar criatividade brincando e aprendendo com a Bonequinha preta.
5. Promover pesquisas e intercambio com alunos de outras regiões através dos recursos tecnológicos, sobre conceito de bullying e cultura afro descendente.
DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento deste projeto conta com a participação dos pais, demonstração de afetividade e atitudes de respeito às diferenças.
Neste sentido acreditamos que é fundamental trazer os pais para a escola e chamar a atenção deles quanto a importância de sua participação no desenvolvimento e aprendizagem de seus filhos, e através dessa parceria e envolvimento melhorar a leitura, a afetividade, o respeito as diferenças, bem como, atingir as disciplinas críticas (Português e Matemática).
O projeto Bonequinha Preta, será desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2011, com alunos do 3º Ano C e 4 º Ano A, sendo que no primeiro semestre será desenvolvida atividades de pesquisa, leitura, ( A menina bonita do laço de fita” de A na Maria Machado e A bonequinha preta de Alaíde Lisboa de Oliveira, entre outros) debates e questionamentos sobre a Cultura Afro-descendente.
Já no segundo semestre esperamos que os alunos e pais participem ativamente na confecção da bonequinha, contando historia e produzindo livrinhos ilustrados, valorizando e respeitando a diversidade cultural do meio em que vivemos.
CULMINÂNCIA:
-Seminário
- Relato de experiência
- Exposição das bonequinhas e livrinhos confeccionados
- Montagem de painel com desenhos.
-Teatro
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TEMPO DE EXECUÇÃO:
OITO meses com fechamento em dezenove de Novembro - véspera do dia da consciência negra .
AVALIAÇÃO:
A avaliação se Da no decorrer do processo onde o foco de interesses é o cultivo de valores (acima citados) essenciais nas relações humanas quem vem se perdendo no tempo .
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e
2005.
2. ROCHA. Ruth. ROTH. Otávio. Declaração universal dos direitos humanos. São Paulo-SP, 2004.@
3. OLIVEIRA, Alaíde Lisboa de. A bonequinha preta. Belo Horizonte: LÊ, 1982.
4. http://revistaescola.abril.com.br/consciencia-negra/
5. http://www.acordacultura.org.br/
1. MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. São Paulo: Melhoramentos 1986. São Paulo: Ática,
2. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico–Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.
3. Anexos
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