quarta-feira, 13 de abril de 2011

ATV 1.5 Experiência e Sugestões de Aula

Bibliografia: Smole Stocco Kátia ,Ensino Fundamental ,Jogos de Matemática de 1º ao 5º ano,FNDE,2010.

Pega-vareta

Pega-varetas: bom para desenvolver a habilidade motora e afiar o raciocínio lógico.

Como fazer?
Palito de churrasquinho colorido com tinta para pincel e álcool.
A quantidade fica a critério do professor.
1. A pontuação das varetas é combinada com a turma .

Vermelha = Verde=
Preta= Roxa=
Azul= Amarela=

2. A classe é dividida em grupos de 2. Todas as equipes recebem um pega-varetas. Alunos e professor combinam quantas rodadas terão as partidas. Tirando no par ou ímpar, cada grupo escolhe quem vai começar.

3-O vencedor lança as varetas sobre uma mesa ou outra superfície plana. Depois, tenta pegá-las uma a uma do monte, sem fazer as outras se mexerem. Enquanto conseguir isso,continua a jogar até terminar asvaretas.

4. No final cada jogado irá contar as e anotar em tabelas .

Varetas

Jogador 1

Jogador 2

Vermelha



Verde



Roxa



Azul



Amarela



Pontos




Pontos
As varetas retiradas são multiplicadas, obtendo-se o número de pontos daquela jogada.
A partir daí, o professor estimula o grupo a sugerir questionamentos.

Quem fez mais pontos?
Quem fez menos pontos?
Qual a diferença entre os jogadores?

Vence o jogador que conseguir mais pontos.
No final cada jogador poderá escrever um relatório de como foi a jogada.
Vantagem do material é; ser de baixo custo e pode utilizado em equipe.

"Quando jogam em grupo, os alunos debatem e, do confronto de idéias, surgem diferentes respostas para um problema matemático".

Nenhum comentário:

Postar um comentário