segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ATIVIDADE1.2

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETO

NOME DO CURSISTA: CRISTINA REZENDE

DIÁLOGO TEÓRICO

De acordo com os estudos podemos observar que Paulo Freire foi um educador brasileiro e reconhecido internacional, principalmente pelo o método alfabetização de jovem e adulto. Seu primeiro livro tratava da pedagogia dos oprimidos, pois defendia uma pratica educativa de inquietação dos alunos. Para Freire o professor tem um papel direto e informativo ele dizia que ninguém ensina nada a ninguém, bem como, as pessoas, o aluno não chega à escola sozinha elas sempre estão levando uma cultura. O projeto de alfabetização de Freire visa não somente a aprendizagem, mas a capacidade de ler o mundo um busca de transformar a realidade como sujeita da própria história. Freire defende que o aluno deve aprender partindo de seu mundo, sua realidade;

Já Hernándes tem outra visão com projeto, acredita que há um melhor jeito em organizar o currículo por projeto didático, onde o professor deixa de ser transmissor de conhecimento para ser um pesquisar sendo que o aluno passa a ser o sujeito do processo. A organização de projetos faz com que professor e aluno caminham juntos em busca de aprendizado. Ele acredita que essa organização leva o aluno a desenvolver responsabilidade e consciência sobre seu próprio processo de aprendizagem. Hernándes defende que o aluno deve buscar informações e a partir dai surgir as duvidas e curiosidades na busca do conhecimento.

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