ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES
DIRETORA: ROSANGELA GRANDE
COORDENADORA: IVONE ARAÚJO LIMA
IDEALIZADORES DO PROJETO:
Ivone Araujo Lima
Rosangela Grande
PROJETO: O Contador de Historias
Professoras: Solange Caruzo Lozano e Cristina Rezende
CICLO QUE SE DESTINA: 3º Ano C e, 4 º Ano A.
JUSTIFICATIVA:
O grande poder de transformação pessoal que possuem os contos não perdeu o seu valor com o passar dos anos. Crianças, jovens e adultos podem aproveitar as suas valiosas mensagens para crescer e despertar a consciência de si mesmos. O valor dos contos infantis pode ajudar aos jovens e crianças a terem forças perante os conflitos internos de seu crescimento. Esta atividade – tão em moda em outros tempos – está recobrando novos valores. Parte do interesse não vem somente das histórias que os autores propõem para os jovens e crianças, para ajudar a superar seus conflitos, dificuldades da modernidade, mas também é um momento de cultivar o hábito da afetividade, da socialização e da aproximação da comunidade com a escola através da leitura de um conto ou mesmo, da confecção de um brinquedo do passado. Por isso nossa escola teve a iniciativa de pedir aos alunos que convide alguém da família, (pai, mãe, avô, avó) para ir até a escola, na sala de seu filho para contar uma historia que marcou sua vida para toda classe.
OBJETIVO GERAL:
Estreitar o vinculo entre família e escola, pais e filhos e ao mesmo tempo sensibilizar nossas crianças para a importância da leitura, do conhecimento , a arte de ouvir e contar historias, revivendo o passado.
ESPECÍFICOS:
- Apresentar as crianças o mundo da literatura;
- Estimular a imaginação e criatividade;
- Fomentar o diálogo com os pais, assim como, a cultura e a inteligência emocional;
- Ajudar a enfrentar as adversidades da existência;
- Acrescentar valores de comportamento ético;
- Ajudar a aquisição de autonomia e maturidade;
- Ensinar hábitos e brincadeiras saudáveis;
- Ajudar a curar sentimentos negativos interiores (separações, perdas, etc.).
- Ajudar aos adultos a terem uma comunicação com a sua criança interior, desbloqueando e revolvendo problemas da infância.
DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento desse projeto visa participação da família e da escola juntas na educação da criança
Entendemos que a família e a escola formam uma equipe, sendo assim é fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
O projeto será desenvolvido no ano de 2011, toda semana a escola deve criar oportunidades e espaço aberto, ou seja, um momento onde os pais virão contar histórias nas turmas, os alunos poderão comparar nas pesquisas feitas no laboratório os fatos e relatos. O fechamento será no final do ano com a apresentação de livrinhos e cartazes realizados pelos alunos revelando através de desenho quem foi O Contador de Historias da qual lhe marcou, bem como, fazendo comparações com o modo de vida de hoje, organização das famílias, brinquedos e brincadeiras.
RECURSOS:
· Laboratório de informática para pesquisa:
· Livros de Literatura Infantil que não podem faltar :
Menina Bonita do Laço de Fita (Ana Maria Machado);
O Menino Maluquinho (Ziraldo);
Caçadas de Pedrinho ( Ziraldo) ;
Histórias Para Acordar (Célia Ernesto& Ligia Rodrigues);
Um Passarinho me Contou (Ana Maria Machado);
Severino Faz Chover(Ana Maria Machado);
A Bonequinha Preta (Alaíde Lisboa);
A Bolsa Amarela (Ligya Bojunga); entre outros
CULMINÂNCIA:
- Relato de experiência
- Exposição de brinquedos confeccionados pelos pais e alunos
- Montagem de painel com desenhos e fotos
AVALIAÇÃO:
A avaliação se da no decorrer do processo onde o foco de interesses é o resgate de valores e nova modo de viver neste mundo de modernidades tecnológicas que nos apresenta sem perder as relações humanas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Antunes, Celso. Inteligências Múltiplas. 2ª Ed. São Paulo: editora Salesiana, 2003
Armstronge, Thomas. Inteligências Múltiplas na Sala de Aula. Porto Alegre: Artemed Editora S.A, 2ª Ed. 2008.
Beatriz, Ana. Mentes Inquietas. TODA: Desatenção. Hiperatividade e Impulsividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
Célia, Mirian Castellain Guebert. Inclusão: uma realidade em discussão. Curitiba: Ibpex, 2007.
C.A, Dalka Ferrari; C.C Tereza Vecina. O fim do silêncio na violência familiar Teoria e Prática. São Paulo: Ágora, 2002.
Dockrell, Julie; McShane, John.Crianças com Dificuldades de Aprendizagem. Porto Alegre: Artemed, 2000.
Gonçalves, Simone de Assis; Pires, Renata Pesce; Quintes,
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