segunda-feira, 5 de setembro de 2011
ATIVIDADE1.5
REFLEXÃO PROPOSTA DE PROJETOS
Percebi como a metodologia é muito importante, não tive esse senso nos tempos anteriores, mas acho que tudo que a gente faz na vida, precisamos de uma metodologia. Esse vídeo, sem capacitar o professor, sem remunerá-lo de forma digna, sem oferecer tempo de pesquisa. E aí depois que insinuar que o fracasso do IDEB é , mais uma vez, culpa do professor.
E aí nossas salas de aula com tanto investimento tecnológico, mas a metodologia sem sentido algum. Isso traz motivação aos nossos aluno
ATIVIDADE 1.5
ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES
DIRETORA: ROSANGELA GRANDE
COORDENADORA: IVONE ARAÚJO LIMA
IDEALIZADORES DO PROJETO:
Ivone Araujo Lima
Rosangela Grande
PROJETO: O Contador de Historias
Professoras: Solange Caruzo Lozano e Cristina Rezende
CICLO QUE SE DESTINA: 3º Ano C e, 4 º Ano A.
JUSTIFICATIVA:
O grande poder de transformação pessoal que possuem os contos não perdeu o seu valor com o passar dos anos. Crianças, jovens e adultos podem aproveitar as suas valiosas mensagens para crescer e despertar a consciência de si mesmos. O valor dos contos infantis pode ajudar aos jovens e crianças a terem forças perante os conflitos internos de seu crescimento. Esta atividade – tão em moda em outros tempos – está recobrando novos valores. Parte do interesse não vem somente das histórias que os autores propõem para os jovens e crianças, para ajudar a superar seus conflitos, dificuldades da modernidade, mas também é um momento de cultivar o hábito da afetividade, da socialização e da aproximação da comunidade com a escola através da leitura de um conto ou mesmo, da confecção de um brinquedo do passado. Por isso nossa escola teve a iniciativa de pedir aos alunos que convide alguém da família, (pai, mãe, avô, avó) para ir até a escola, na sala de seu filho para contar uma historia que marcou sua vida para toda classe.
OBJETIVO GERAL:
Estreitar o vinculo entre família e escola, pais e filhos e ao mesmo tempo sensibilizar nossas crianças para a importância da leitura, do conhecimento , a arte de ouvir e contar historias, revivendo o passado.
ESPECÍFICOS:
- Apresentar as crianças o mundo da literatura;
- Estimular a imaginação e criatividade;
- Fomentar o diálogo com os pais, assim como, a cultura e a inteligência emocional;
- Ajudar a enfrentar as adversidades da existência;
- Acrescentar valores de comportamento ético;
- Ajudar a aquisição de autonomia e maturidade;
- Ensinar hábitos e brincadeiras saudáveis;
- Ajudar a curar sentimentos negativos interiores (separações, perdas, etc.).
- Ajudar aos adultos a terem uma comunicação com a sua criança interior, desbloqueando e revolvendo problemas da infância.
DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento desse projeto visa participação da família e da escola juntas na educação da criança
Entendemos que a família e a escola formam uma equipe, sendo assim é fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
O projeto será desenvolvido no ano de 2011, toda semana a escola deve criar oportunidades e espaço aberto, ou seja, um momento onde os pais virão contar histórias nas turmas, os alunos poderão comparar nas pesquisas feitas no laboratório os fatos e relatos. O fechamento será no final do ano com a apresentação de livrinhos e cartazes realizados pelos alunos revelando através de desenho quem foi O Contador de Historias da qual lhe marcou, bem como, fazendo comparações com o modo de vida de hoje, organização das famílias, brinquedos e brincadeiras.
RECURSOS:
· Laboratório de informática para pesquisa:
· Livros de Literatura Infantil que não podem faltar :
Menina Bonita do Laço de Fita (Ana Maria Machado);
O Menino Maluquinho (Ziraldo);
Caçadas de Pedrinho ( Ziraldo) ;
Histórias Para Acordar (Célia Ernesto& Ligia Rodrigues);
Um Passarinho me Contou (Ana Maria Machado);
Severino Faz Chover(Ana Maria Machado);
A Bonequinha Preta (Alaíde Lisboa);
A Bolsa Amarela (Ligya Bojunga); entre outros
CULMINÂNCIA:
- Relato de experiência
- Exposição de brinquedos confeccionados pelos pais e alunos
- Montagem de painel com desenhos e fotos
AVALIAÇÃO:
A avaliação se da no decorrer do processo onde o foco de interesses é o resgate de valores e nova modo de viver neste mundo de modernidades tecnológicas que nos apresenta sem perder as relações humanas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Antunes, Celso. Inteligências Múltiplas. 2ª Ed. São Paulo: editora Salesiana, 2003
Armstronge, Thomas. Inteligências Múltiplas na Sala de Aula. Porto Alegre: Artemed Editora S.A, 2ª Ed. 2008.
Beatriz, Ana. Mentes Inquietas. TODA: Desatenção. Hiperatividade e Impulsividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
Célia, Mirian Castellain Guebert. Inclusão: uma realidade em discussão. Curitiba: Ibpex, 2007.
C.A, Dalka Ferrari; C.C Tereza Vecina. O fim do silêncio na violência familiar Teoria e Prática. São Paulo: Ágora, 2002.
Dockrell, Julie; McShane, John.Crianças com Dificuldades de Aprendizagem. Porto Alegre: Artemed, 2000.
Gonçalves, Simone de Assis; Pires, Renata Pesce; Quintes,
ESCOLA MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES
DIRETORA: ROSANGELA GRANDE
COORDENADORA: IVONE ARAÚJO LIMA
PROJETO: VALORES / BONEQUINHA PRETA
EDUCADORAS IDEALIZADORAS:
ROSANGELA GRANDE
SOLANGE CARUZO LOZANO
Adaptação para 2011
Professoras: Solange Caruzo Lozano e Cristina Rezende
CICLO QUE SE DESTINA: 3º Ano C e, 4 º Ano A.
JUSTIFICATIVA
O projeto visa proporcionar a todos os envolvidos, subsídios para um trabalho lúdico conscientizador a respeito das diferenças. Partindo do pressuposto que de nossas crianças estão crescendo com valores distorcidos, demonstrando atitudes de preconceito por tudo que não é “padrão no outro” padrão esse que a mídia e a sociedade impõe.
O povo Brasileiro é um povo mestiço, e em nossa cultura a herança da cultura africana é muito marcante. Herdamos desta cultura a música, a dança, alimentação e religião. Desta forma buscamos um espaço de valorização no patrimônio cultural brasileiro não é negando nossas origens que vamos vencer os obstáculos impostos pelo preconceito e racismo.
Nesse projeto, através do símbolo” bonequinha preta “ é possível abordar todos esses conceitos, promovendo assim, a reflexão sobre respeito e convivência como diferentes tipos de diferenças e deficiências; e por meio de atividades lúdicas, vídeos, textos informativos e gráficos apresentar as dificuldades enfrentadas por deficientes físicos e visuais e negros com a finalidade de aflorar nos mesmo os valores adormecidos como a solidariedade, a afetividade e a compreensão e a importância do saber entender auxiliar o outro.
Respeitar as conexões da vida começa por respeitar nossa condição humana de ser diferentes por natureza. Valorizar as diferenças é estimular relações saudáveis entre as pessoas. É plantar no solo dos relacionamentos sementes para florescer ações onde o amor,
Uma bonequinha de pano está dando o que falar nas turmas acima citadas. O objetivo Baseado em livros intitulados "A bonequinha preta", . “Ganhei a boneca da minha avó há mais de 25 anos, e como percebi que alguns alunos eram rejeitados na sala de aula por outras crianças, seja pela questão da cor, seja por alguma deficiência ou mesmo condição economica, resolvi assim surgiu o desenvolvimento do projeto nas turmas . ou “menina bonita do laço de fita” de A na Maria Machado. Levando o livro e uma bonequinha preta(feita de pano)para a sala de aula,mas preparando todo o ambiente para que os alunos fiquem curiosos para saber do que se trata.
OBJETIVO GERAL:
1. Conscientizar sobre base que norteia as relações humanas que é o respeito às diferenças em todos os meios por onde circulam os alunos, exercitando as com convivência sadias, a fim de melhora – las , para que estas sejam presença sustentável em nossa sociedade .
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Propiciar discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.
2. Estimular a paz entre as relações humanas no ambiente escolar e fora dele.
3. Envolver a família na confecção da boneca objetivando relações que afeto cumplicidade e compromisso entre ambos.
4. Ampliar criatividade brincando e aprendendo com a Bonequinha preta.
5. Promover pesquisas e intercambio com alunos de outras regiões através dos recursos tecnológicos, sobre conceito de bullying e cultura afro descendente.
DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento deste projeto conta com a participação dos pais, demonstração de afetividade e atitudes de respeito às diferenças.
Neste sentido acreditamos que é fundamental trazer os pais para a escola e chamar a atenção deles quanto a importância de sua participação no desenvolvimento e aprendizagem de seus filhos, e através dessa parceria e envolvimento melhorar a leitura, a afetividade, o respeito as diferenças, bem como, atingir as disciplinas críticas (Português e Matemática).
O projeto Bonequinha Preta, será desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2011, com alunos do 3º Ano C e 4 º Ano A, sendo que no primeiro semestre será desenvolvida atividades de pesquisa, leitura, ( A menina bonita do laço de fita” de A na Maria Machado e A bonequinha preta de Alaíde Lisboa de Oliveira, entre outros) debates e questionamentos sobre a Cultura Afro-descendente.
Já no segundo semestre esperamos que os alunos e pais participem ativamente na confecção da bonequinha, contando historia e produzindo livrinhos ilustrados, valorizando e respeitando a diversidade cultural do meio em que vivemos.
CULMINÂNCIA:
-Seminário
- Relato de experiência
- Exposição das bonequinhas e livrinhos confeccionados
- Montagem de painel com desenhos.
-Teatro
‑
TEMPO DE EXECUÇÃO:
OITO meses com fechamento em dezenove de Novembro - véspera do dia da consciência negra .
AVALIAÇÃO:
A avaliação se Da no decorrer do processo onde o foco de interesses é o cultivo de valores (acima citados) essenciais nas relações humanas quem vem se perdendo no tempo .
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e
2005.
2. ROCHA. Ruth. ROTH. Otávio. Declaração universal dos direitos humanos. São Paulo-SP, 2004.@
3. OLIVEIRA, Alaíde Lisboa de. A bonequinha preta. Belo Horizonte: LÊ, 1982.
4. http://revistaescola.abril.com.br/consciencia-negra/
5. http://www.acordacultura.org.br/
1. MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. São Paulo: Melhoramentos 1986. São Paulo: Ática,
2. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico–Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.
3. Anexos