“Uma nova cultura de aprendizagem”
Trabalhar educação, conhecimento, saber, no mundo moderno, exige do educador uma postura mais presente e envolvida, pois esses conhecimentos estão cada vez mais próximos, através das mídias. Hoje precisamos, como educador, repensar nossas práticas, para então compreender as mudanças que a tecnologia apresenta.
Estamos sim nos preparando para tal mudança no nosso currículo, cabe realmente termos as ferramentas necessárias em nossas mãos e sabermos da importância dessa mudança dentro da educação.
A cultura digital está presente de forma acelerada. A Escola é que está lenda em aceita as mudanças impostas pelas novas tecnologias. O professor teme e não consegue geri essas tecnologias que invade o seu domínio, o seu reinado.
Apesar das dificuldades eu sou muito otimista na educação e penso que não vai demorar mais do que tem demorado em que as escolas despertem e os professores percebam a necessidade de se preparar para acompanhar esse processo, haja vista que os alunos na maioria dominam muito bem.
O uso da tecnologia na escola ainda não está como deveria ser, nem todos têm acesso as mesmas, e muitos que as tem não utilizam, ou por comodismo, ou por não saberem como fazê-lo. Ai é que se encaixa a formação continuada, que pode abrir novos horizontes a esses professores.
A escola ficou vários “anos estagiados, bitolados” ao quadro, giz, livro didático. Mudar esta cultura não é fácil. Se tratar de cultura digital é algo novo, diferente, que precisa de tempo, conhecimento, assimilação, não será de um momento para outro que ocorrerá, mas com certeza estamos caminhando para uma nova realidade nas escolas em geral.
Cabe ao educador saber aonde quer chegar. “Estabelecer um objetivo e exigir que as metas sejam cumpridas, esse é o nosso papel”,
Nenhum comentário:
Postar um comentário